Tamanini
|
CURITIBA PR - BRASIL
|
|
ENUNCIADA !
|
|
|
Postada em 29/11/2006 16:58 hs
Estou querendo fazer algumas alterações no meu BD aqui, basicamente o meu BD se concentra em duas tabelas, uma tabela com o resumo do histórico(como data, descrição, produto, id) e outra tabela com os dados do histórico. Agora preciso inserir mais de um produto em um histórico, além disso tenho que especificar quais produtos daquele histórico pertence ao cliente X e Y, sendo que há a possibilidade de eu ter vários produtos de um histórico e não existir cliente. O que eu pensei, retiro os campos Produto, Volume e Medida da tabela histórico e crio uma nova tabela chamada tbProduto, vinculando esta tabela com a tabela histórico, com isso terei os seguintes campo: ID PRODUTO VOLUME MEDIDA CLIENTE ID_HISTORICO 1 pinus 34 m³ João 17 2 eucalipto 37 m³ João 17 3 ripas diversas 40 pacote Felipe 17 4 pinus 200 m³ Marcos 17
Agora meu problema é que há possibilidade de não existir cliente e ter vários produtos, com isso o campo Cliente ficaria em branco, então eu pergunto para o pessoal, essa seria a melhor maneira?
[]'s Marcelo Tamanini
|
|
|
|
Analistys
não registrado
|
|
ENUNCIADA !
|
|
|
Postada em 30/11/2006 14:18 hs
Caro marcelo, tem como vc explicar melhor ... ficou um pouco confuso
|
|
|
|
Postada em 30/11/2006 16:09 hs
Certo, na verdade, isso não é tipo de compra e venda de produtos, é um processo de tratamento de madeira, onde o usuário pode fazer o tratamento com vários tipos de madeira, que são os produtos, no qual tem empresas que fazem o tratamento para alguns clientes e outras empresas não, fazem o tratamento de vários produtos, mas são para eles mesmo. Sendo que a única informação que irei armazenar sobre o cliente é, o nome do cliente que pertence aquele produto X e Y que está no tratamento 23 por exemplo. No caso o nome do cliente eu deixei na mesma tabela, onde tem o nome do produto, volume e a medida. Segue abaixo como deixei o relacionamento: http://tinypic.com/view/?pic=2mrxgqq
|
|
|
Tamanini
não registrado
|
|
ENUNCIADA !
|
|
|
Postada em 04/12/2006 08:37 hs
Bem pessoal, estou decidindo em deixar em apenas uma tabela: ID PRODUTO VOLUME MEDIDA CLIENTE ID_HISTORICO Pois terei sempre que imprimir o nome do cliente junto com o seu produto em um relatório. Não sei se estaria errado, mas irei deixar o campo cliente como opcional, pois há empresas que não tem clientes, mas tem mais de um produto, com isso o campo cliente em alguns usuário ficará quase sempre ou sempre em branco.
[]s, Marcelo Tamanini
|
|
|
|