Olá,
Pessoal tem uma forma de se fazer um "miau" para enganar o VB. É o seguinte: o que o Elieser falou sobre o controle possuir uma propriedade Align é verdade. Porém, você pode colocar o botão dentro de uma picture e dimensionar a picture de forma a exibir apenas o botão, servindo de base. Existe um bug engraçado no Vb que permite fazer isso. Todo controle que possui a propriedade Align precisa obrigatoriamente estar alinhado a um dos quatro lados do MDIForm, mas apenas em modo de projeto. Se você cria um controle em tempo de execução, as regras de alinhamento não existem mais! Legal, né...
Então, faça um pequeno teste. Crie um novo projeto, inclua um MDIForm e torne esse o primeiro form a ser apresentado. Depois, coloque o seguinte código dentro dele:
Option Explicit
Dim WithEvents MeuBotao As CommandButton
Dim WithEvents PicBase As VB.PictureBox
Private Sub MDIForm_Load()
Set PicBase = Me.Controls.Add("VB.PictureBox", "PicBase")
PicBase.Move Me.ScaleWidth / 2, Me.ScaleHeight / 2, 1395, 300
PicBase.BorderStyle = 0
Set MeuBotao = Me.Controls.Add("VB.CommandButton", "MeuBotao", PicBase)
MeuBotao.Move 0, 0, PicBase.ScaleWidth, PicBase.ScaleHeight
PicBase.Visible = True
MeuBotao.Visible = True
PicBase.ZOrder 0
MeuBotao.ZOrder 0
End Sub
Private Sub MDIForm_Unload(Cancel As Integer)
Me.Controls.Remove "MeuBotao"
Me.Controls.Remove "PicBase"
Set MeuBotao = Nothing
Set PicBase = Nothing
End Sub
Private Sub MeuBotao_Click()
MsgBox "Oi"
End Sub
Veja que o botão MeuBotao e a picture PicBase são declarados usando o parâmetro WithEvents. Esse parâmetro indica ao Vb que você deseja que ele retorna a você todos os eventos possíveis ao controle. Assim, você verá que embora não tenha ainda criado o controle em tempo de projeto, você tem dois controles aparecendo na lista de controles da janela de código. Aí você pode colocar o código relativo ao evento Click do botão e disparar qualquer coisa: um outro form, executar uma procedure qualquer, xingar a mãe do chefe, etc.
Basta adaptar o código a sua necessidade e se divertir.
um abraço,
Sandro.