vc pode usar qq gerador de relatórios, (crystal reports,Active reports, etc) ou o método printer.print.
Print
Crystal reports
Cada um tem suas vantagens e desvantagens... acho q a principal desvantagem do print seria a variação da impressão dependendo do modelo de impressora (dependendo do modelo, fabricante etc podem haver diferenças na impressão) e tb a demora pra se fazer um relatório pois a programação é linha a linha... porém o grau de flexibilidade é grande... recomendo pra impressões em impressoras matriciais tais como NF, boletos e documentos em impressoras não fiscais.
Geradores de relatórios são grandes facilitadores da nossa vida, construímos relatórios com muita rapidez e facilidade... "arrastar e soltar" digamos hehehehe. Só q tem uns truques a ser seguidos... eu somente usei o Crystal reports até hj e eu sempre recomendo passar os dados já prontos para o crystal contidos em uma tabela. Assim o CR (Crystal Reports ) não precisa saber relacionamentos nem fazer consultas, costuma dar muita dor-de-cabeça isso.
Não conheço o Active Reports mas os q usam falam q é muito bom.
Os contras, ao menos do CR, é q a dor-de-cabeça vem, principalmente na hora de instalar o sistema no cliente, erros de arquivos dependentes, compatibilidade entre versões do CR anteriores etc este último caso q citei foi q haviam 2 sistemas instalados no mesmo computador... um usava uma versão mais nova do CR e o outro uma mais antiga... o sistema q usava uma versão mais antiga não conseguia abrir os relatórios feitos em CR, creio q o CR 4.6 e o outro sistema usava o CR 8.5
Bom, só um pequeno resumo hehehe
qq dúvida é só postar, não se preocupe q elas vão sempre aparecer
t+