Olá Ninh@,
Sim você pode criar uma variável global para o banco de dados, aliás é isso que se faz na prática. Para fazer isso, crie um novo módulo de código (menu Project, item Add Module) e dimensiona sua variável com a cláusula Public:
Public meuDB as Database
Isso faz com que a sua variável seja visível a todo o projeto. Não esqueça de fechar o seu BD assim que encerra o programa:
meuBD.Close
Set meuBD = Nothing
Caso contrário você pode ter problemas com o banco de dados.
Com relação ao (0) depois de Wokspaces, isso é o seguinte: O Access tem o conceito de Wokspace, ou seja uma área de trabalho, que é um espaço em memória para o mecanismo de banco de dados trabalhar com os registros que você está manipulando. Acontece que você pode ter várias workspaces abertas, cada uma trabalhando com uma transação diferente e vários recordsets abertos ao mesmo tempo. Quando você inicia o objeto DBEngine (que representa o motor de banco de dados do Access), ele automaticamente cria uma workspace default para você, esta é a workspace(0). Isto é uma forma de se trabalhar sem ter que criar sua workspace explicitamente, embora nada te impeça de fazer isso usando o método CreateWorkspace. Se você já leu alguma coisa sobre ADO (no código acima você está usando a DAO), já deve ter ouvido falar do objeto Connection, pois é, entenda a workspace, como sendo o tal Connection do ADO (embora existam algumas diferenças internas, mas isso é detalhe).
Um abraço,
Sandro.