Poxa fredmp, acredito que a unica forma seja usando sql, principalmente pq o objeto data (não sei se vou falar besteira, pois nunca utilizei esse objeto), já carrega toda a tabela, não fazendo qualquer tipo de filtragem.
O certo seria abrir o data com um recordset já filtrando os dados.
Tente com sql, não é nenhuma complicação esse select, seria algo do tipo:
select * from tabela where coluna = valor
Acho que vc deveria pensar em começar a aprender SQL, eu já trabalho com VB a varios anos, e no começo eu usava DAO, pra migrar pra ADO foi muito dificil, eu achava que só saberia trabalhar com DAO, migrei e foi + facil do que eu imaginava.
Tambem com DAO eu só trabalhava usando os .SEEK da vida, achei que SQL era muito dificil, e hj eu vejo o quanto é facil, até para programar se tornou muito + facil, pois agora eu já pego os dados que preciso no proprio código de abertura, não preciso ficar fazendo código no vb para filtrar o que preciso.
Começe a dar uma estudada no assunto, tenho certeza que vc ira se empolgar e logo estará fera em sql.
T+