USUÁRIO:      SENHA:        SALVAR LOGIN ?    Adicione o VBWEB na sua lista de favoritos   Fale conosco 

 

  Dicas

  Visual Basic    (Forms/MDI)

Título da Dica:  Criar um executável sem formulários
Postada em 9/9/2003 por Ð@®l@n            
Criar um executável sem formulários é muito simples. Basta fazer o mais óbvio: remover todos os formulários.

Após remover os formulários devemos adiconar um módulo de código. Esse módulo de código deverá conter uma sub chamada MAIN. O VB irá iniciar a execução do programa através dessa sub main. Poderão existir quantas subs ou módulos de código você desejar, mas a sub main será a primeira a ser chamada.

Após ter removido todos os formulários o projeto foi automaticamente configurado para iniciar através de uma sub main. Você pode observar isso através do menu project->properties.

É muito comum que esse tipo de executável precise receber parâmetros através da linha de comando. Algo do tipo MEUEXECUTAVEL /X.

O VB disponibiliza os parâmetros de linha de comando através de uma função chamada COMMAND. Assim sendo, vamos a um exemplo simples :

sub main
msgbox command
end sub

Pronto. Esse programa irá simplesmente exibir uma messagebox com os parâmetros que tiverem sido recebidos. Para testar você pode, ja janela de propriedades de projeto, configurar parâmetros de linha de comando para o executável através da guia Make. Ao clicar em RUN o VB chamará o executável com os parâmetros que você utilizou e, no nosso exemplo, ele exibirá uma messagebox.
 


CyberWEB Network Ltda.    © Copyright 2000-2021   -   Todos os direitos reservados.
Powered by HostingZone - A melhor hospedagem para seu site
Topo da página