|
|
|
|
|
Dicas
|
|
Visual Basic (Imagem/Som/Multimídia)
|
|
|
Título da Dica: Salvando e Pintando em cima de figuras
|
|
|
|
Postada em 14/8/2000 por Webmaster
webmaster@vbweb.com.br
A propriedade IMAGE permite pintar com os métodos (PRINT, PSET, LINE e CIRCLE) em tempo de execução. Para imcorporar uma imagem à picture, basta fazer:
Picture1.Picture = Picture1.image Esta linha de comando atribui o resultado dos gráficos à imagem principal. No exemplo abaixo, serve para riscar um arquivo:
Dim X As Integer Dim Y As Integer Picture1.Picture = LoarPicture("C:\Windows\Logo.ico") X = Picture1.ScaleWidth Y = Picture1.ScaleHeight Picture1.Line (0, 0)-(X, Y), RGB(255, 0, 0) Picture1.Picture = Picture1.Image SavePicture Picture1, "C:\Windows\Logo.bmp" No exemplo acima, a picture somente converte o traço após receber a image. Detalhe: independente do formato da imagem contida em picture, a propriedade image contém sempre um bitmap. Assim, o truque acima é uma ótima forma de converter ICO e WMF em BMP.
Ícones e metafiles podem possuir um fundo transparente. Quando transformamos em bitmaps incorporam os pontos (e a cor) de fundo. Veja o exemplo:
'*** CONVERTENDO ICO EM BMP ***
Picture1.Picture = LoadPicture("C:\Icons\Mylogo.ico")
'ATRIBUINDO COR DE FUNDO Picture1.BackColor = RGB(255, 255, 255) Picture1.Picture = Picture1.Image
'CONVERTENDO EM BMP SavePicture Picture1, "C:\Windows\Mylogo.bmp"
|
|
|
|
|