|
|
|
|
|
Dicas
|
|
Visual Basic (Banco de Dados)
|
|
|
Título da Dica: Como criar PDAs no Access 2000
|
|
|
|
Postada em 5/7/2001 por Estrangeiro
estrangeiro.web@bol.com.br
Encontrei esta dica no Blaz Fórum enviada por André Avorio, e acho interessante colocar aqui. Fica à critério do webmaster onde colocar. Obs.: Não sou autor da dica, a fonte deve ser publicada!
Uma das novidades do Access 2000 é um novo tipo de objeto, a Página de Acesso a Dados (PAD). Embora seja um dos itens da janela Banco de Dados, a PAD não é gravada dentro de um arquivo MDB, mas num formulário HTML em separado. Apesar disso, ela mantém completa vinculação com o banco de dados, que pode ser visualizado e atualizado através dela.
O caminho mais rápido para criar PADs é usar um assistente. Na janela Banco de Dados, selecione a opção Páginas e, na caixa à direita, clique em Criar Página Usando o Assistente. Nos passos seguintes, indique a tabela ou consulta que servirá de base à página, escolha os campos desejados, dê um nome para o objeto e clique no botão Concluir. A nova página aparece na janela Banco de Dados. Abra-a para edição e digite um título e um subtítulo. Execute-a e verifique: ela exibe uma barra, com os botões necessários para navegar nos registros.
Procure o arquivo HTML da página e abra-o em seu browser. Mesmo fora do Access, você continua a gerenciar seu banco de dados. O código HTML da página contém comandos XML para ler o arquivo MDB e um objeto ActiveX responsável pela barra de navegação. Uma das vantagens das PADs é a possibilidade de enviá-las a colegas ou amigos para que eles também manipulem o banco de dados. Entre as formas de fazer isso, uma é enviar a PAD no corpo de uma mensagem de e-mail a outro usuário do Access 2000. Requisitos: para o remetente, o Outlook 2000 ou o Outlook Express 5.0 como programa-padrão de e-mail. Do outro lado, o destinatário precisa ter em sua máquina um dos dois Outlooks acima.
Também só será possível o acesso remoto se você mantiver o arquivo MDB acessível ao colega, numa rede local ou na Web. Detalhe: numa rede, o caminho do banco de dados deve ser dado pela UNC (Universal Naming Convention), e não pela letra do drive. Em grandes redes, diferentes usuários acessam as mesmas informações com letras de drives diferentes. A UNC (exemplo: \\Servidor\Drive1\Pasta2) resolve porque é única. Respeitados esses requisitos, crie a PAD no Access 2000. Selecione-a e acione Arquivo/Enviar Para/Destinatário da Mensagem. O Access abre o Outlook (ou Express), em seu próprio espaço. Indique o destinatário e clique no botão Enviar Uma Cópia.
Fonte: InfoEXAME
André Avorio Administrador andre@blaz.com.br http://www.blaz.com.br/
|
|
|
|
|