USUÁRIO:      SENHA:        SALVAR LOGIN ?    Adicione o VBWEB na sua lista de favoritos   Fale conosco 

 

  Dicas

  Visual Basic.Net    (Declarações/Variáveis)

Título da Dica:  Como utilizar control arrays em VB.NET
Postada em 6/10/2003 por ~Ð@®£@Ñ            
O VB.NET não permite mais o uso de Control Arrays como o VB permitia, dando o mesmo nome a vários componentes e utilizando a mesma programação de eventos para todos.

Porém a programação de eventos do VB.NET traz um truque que substitui eficientemente os control arrays. Veja como é o evento click de um botão no VB.NET :

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click

End Sub

Observe o Handles ao final do sub, o que indica a qual evento ela se liga. Desta forma as subs do VB.NET não se ligam mais a eventos através de seu nome mas sim através do handles. Desta forma também é válido escrever :

Private Sub EventoBotoes(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click

End Sub

É ai que entra o truque para substituirmos os control arrays. Não precisamos nos prender a um único evento no handles, podemos ter vários :

Private Sub EventoBotoes(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click,Button2.Click,Button3.Click

End Sub

Desta forma essa sub será acionada sempre que qualquer um dos 3 botões for clicado. Já deve ter observado que não temos Index, mas temos o Sender que é o botão clicado. Assim sendo podemos utilizar qualquer propriedade do Sender para identificar o botão clicado.
 


CyberWEB Network Ltda.    © Copyright 2000-2020   -   Todos os direitos reservados.
Powered by HostingZone - A melhor hospedagem para seu site
Topo da página