USUÁRIO:      SENHA:        SALVAR LOGIN ?    Adicione o VBWEB na sua lista de favoritos   Fale conosco 

 

  Dicas

  ASP - Active Server Page    (Miscelâneas)

Título da Dica:  WAP: APRENDA A CRIAR PÁGINAS NA INTERNET PARA SEREM ACESSADAS VIA TELEFONE CELULAR
Postada em 3/10/2003 por ^HEAVY-METAL^            
Os telefones celulares estão invadindo a Internet. A chegada do acesso móvel a rede mundial, está abrindo novas possibilidades de negócios. Profissionais com conhecimento sobre o assunto são raros. Por isso, quem sair na frente, sabendo como o sistema funciona, terá grandes oportunidades na área. Seguindo as dicas a seguir. Você certamente estará saindo na frente.

O nome da tecnologia que permite o acesso móvel é chamada WAP, Woreledd Application Protocol (Protocolo para apicações sem fio). O WAP foi desenvolvido por três grandes empresas de tecnologia móvel: Motorola, Nokia e Ericssom. Esse grupo definiu a base de todo o acesso a Internet por celular numa linguagem batizada com nome WML (Wireless Markup Language).

A WML nada mais é que uma evolução do HTML. As regras de programação são basicamente as mesmas, já que a WML também usa a formatação por tags, como o HTML. Os programadores da rede, que já tem conhecimentos de HTML, terão muita facilidade em aprender mo WML.

A seguir, você poderá conferir como criar um conjunto de páginas usando o WML. Para testas as páginas você não precisa de um telefone celular especial, ou servidor Web, tudo pode ser eito localmente. Basta abrir os arquivos usando um browser especial, o Opera 4.0 que pode ser encontrado no canal download do Web Expert. É só você instalá-lo no seu computador.

As páginas feitas em WML, devem ser salvas com a extensão .wml ao invés de html por exemplo. Os arquivos podem ser construídos usando qualquer editor de textos (Bloco de Notas, Wordpad, por exemplo). Isso significa, que mesmo quem não tem experiência com programação pode tentar. Basta abrir um editor de textos, digitar um dos trechos de códigos que será citados e salvar o arquivo com o nome teste.wml. Depois, basta abrir o navegador Opera 4.0 e carregar a página teste.wml

Estrutura das páginas

A programação em WML é parecida com o HTML. Todo elemento é identificado por dois comandos o abre <tag> e o fecha </tag>

A estrutura das páginas é a indicada abaixo.

<wml>
<head>
<template>
<card>
</wml>

Nas áreas <head> e <template> são feitas as configurações gerais da página. Já em <card> são colocados elementos da página, seria equivalente a área <body> na programação HTML. Outra informação que faz parte de todo o código WML é o cabeçalho de identificação. Todo código WAP é considerado XML (eXtensible Markup Language, a próxima geração do WML), por isso no começo de todo código WML é colocado um cabeçalho parecido com este:

<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE wml>

Primeira página

Agora que você já conhece a estrutura das páginas WML, pode construir sua primeira página. Para testar, basta copiar o código abaixo, salvar num arquivo chamado exemplo1.wml e abri-lo com o navegador Opera.

<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE wml>
<wml>
<card>
<p> Esta é a página de entrada do seu primeiro site feito para o acesso móvel. Esse site está em construção </p>
</card>
</wml>

A tag <p> é usada para fazer as formatações. Dentro desta tag podem ser feitas configuração de alinhamento e disposição de texto. Veja abaixo as opções:

<p align="left|center|right" mode="wrap|nowrap">
</p>

Além disso todo texto digitado pode ser formatado em itálico, negrito e outras opções. Basta começar a tag e fechá-la após o trecho que será formatado. Confira todas opções e veja um exemplo de uso logo abaixo.

Tag Efeito
Negrito
<big> Letra grande
<em> Enfatiza
Itálico
<small> Letra pequena
<strong> Enfatiza mais forte
<u> Sublinha

Usando tabelas

Além de ter os comandos de alinhamento e formatação parecidos com os do HTML, o WML também usa tags de tabela. O princípio de uso das tags é semelhante ao HTML. A tag <table> inicia a tabela, a <tr> começa uma nova linha e a <td> um novo campo de dados. O uso é idêntico ao do HTML. Veja o exemplo a seguir:

<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE wml>
<wml>
<card>
<p align="center">
Compromissos</p>
<p><small><table columns="2">
<tr> <td> Data </td><td> Começo/Fim </td></tr>
<tr> <td> 06/20 </td>
<td> 10:30-12:45</td> </tr>
<tr> <td> 07/03</td>
<td> 8:50-9:30</td> </tr>
</table>
</small>
</p>
</card>
</wml>

Interação entre as páginas

Usando um único arquivo você já pode criar opões de interatividade entre aas páginas, isso é feito através de seleção de card. Quem conhece programação já utilizou os comandos case, o processo de seleção por card é bem semelhante ao case. Caso uma opção seja escolhida, uma tela é exibida, caso outra opção seja selecionada, outra tela é exibida. No exemplo abaixo são criados dois cards de seleção: #início e #ajuda.

Uma tela de intrudução é exibida e caso a seleção de uma das opções seja feita, a tela seguinte é exibida. Além disso, nesse trecho de código você poderá ativar as seleções de case. Confira os códigos.

<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE wml>
<wml>
<card id="card1">
<do type="accept" label="Inicio" optional="false">
<go href="#Inicio"/> </do>
<do type="help"> label="Ajuda">
<go href="ajuda"/> </do>
<p> Essa é a tela de entrada do site. Escolha uma das opções. </p> </card>
<card id="inicio">
<p> O que você está procurando:<br/>
<a href="noticias.wml> Notícias </a><br/>
<a href="tempo.wml> Previsão do tempo </a> <br/>
<a href="horoscopo.wml"> Horóscopo </a> </p>
</card>
<card id="ajuda">
<do type="accept" label="inicio" optional="false">
<go href="#inicio"/> </do>
<p> Escolha<em>Início</em>para selecionar qual serviço do site você quer utilizar </p>
</card>
</wml>

Se prestar atenção, aqui também foi intriduzida a tag <a> usada para fazer links com outros arquivos. O uso desta tag é idêntico ao uso dela na linguagem HTML. Basta abrir a tag com a referência, antes do texto de link e depois fechá-la com </a>. No exemplo foram feitos links com os arquivos noticias.wml, tempo.wml e horoscopo.wml, que ainda não existem.

Entrada de dados

Você já sabe como fazer a formatação das páginas e a interação entre elas. Seguindo os códigos desta matéria você já pode iniciar o desenvolvimento de suas páginas para o acesso via celular. Como você deve ter percebido, tudo é bem semelhante ao HTML. As possibilidades são muitas. Se você ficou interessado pelo assunto e quer saber mais, um bom site de referência para o assunto é o developer.phone.com.

Entrada de dados

Você já sabe como fazer a formatação das páginas e a interação entre elas. Seguindo os códigos desta matéria você já pode iniciar o desenvolvimento de suas páginas para o acesso via celular. Como você deve ter percebido, tudo é bem semelhante ao HTML. As possibilidades são muitas. Se você ficou interessado pelo assunto e quer saber mais, um bom site de referência para o assunto é o developer.phone.com, visite para solucionar dúvidas. Se especializando nesse segmento você ficará entre os melhores profissionais do mercado.

Fonte: revista www.com.br nº2

T+,
 


CyberWEB Network Ltda.    © Copyright 2000-2018   -   Todos os direitos reservados.
Powered by HostingZone - A melhor hospedagem para seu site
Topo da página