USUÁRIO:      SENHA:        SALVAR LOGIN ?    Adicione o VBWEB na sua lista de favoritos   Fale conosco 

 

  Dicas

  ASP - Active Server Page    (Miscelâneas)

Título da Dica:  Controlando o pooling de conexões
Postada em 1/10/2003 por ~Ð@®£@Ñ            
Estando você utilizando OLEDB em suas páginas ASP (e deveria, já que é muito melhor que ODBC) o OLEDB gerencia automaticamente o pooling de conexões para você.

Isso significa que quando você abre uma conexão ele não necessariamente está abrindo a conexão, ele pode estar pegando uma conexão já aberta do pooling e disponibilizando para você. Quando você fecha a conexão esta conexão não está sendo realmente fechada, mas retornada ao pooling de conexões. Esse processo otimiza o acesso a banco, evitando um excesso de aberturas e fechamentos de conexão que ocorreria se nosso código ASP fosse seguido a risca.

Mas devemos observar algumas coisas :

A) Já que existe o pooling então quanto mais tarde você abrir a conexão, mais tarde ela se preenderá com a execução da sua página, ficando mais tempo disponível no pooling. O mesmo vale para o fechamento da conexão : Quanto mais cedo você fizer, mais cedo ela volta a estar disponível para outras páginas. Provavelmente você já ouviu a regra de obter os recursos o mais tarde possível e dispensa-los o mais cedo possível, mas agora fica mais fácil de entender o porquê.

B) Para que o pooling funcione é necessário que a string de conexão seja absolutamente igual em todas as páginas. O OLEDB faz uma comparação byte a byte da string para saber se pode ou não usar o pooling. Assim sendo, aquela string de conexão que você deu copy/past para todas as páginas pode causar mais problemas do que você imagina. O ideal é centralizala em uma variável de aplicação, o que pode ser feito no application_onstart. Se a organização do código já era um bom motivo para fazer isso, o pooling de conexões veio para convencer-lhe que está na hora de mudar seu código.
 


CyberWEB Network Ltda.    © Copyright 2000-2018   -   Todos os direitos reservados.
Powered by HostingZone - A melhor hospedagem para seu site
Topo da página