USUÁRIO:      SENHA:        SALVAR LOGIN ?    Adicione o VBWEB na sua lista de favoritos   Fale conosco 

 

  Dicas

  Visual Basic    (Declarações/Variáveis)

Título da Dica:  Cuidado com Variáveis Tipo Variant!!!
Postada em 14/8/2000 por Webmaster      Clique aqui para enviar email para o autor  webmaster@vbweb.com.br
Evite usar as variáveis do tipo Variant a todo custo, pois elas consomem MUITO mais memória. Para se ter uma idéia, enquanto uma variável String requisita 1 byte, uma Integer requisita 2bytes, uma Long requisita 4 bytes e uma Double ou Date requisita 8 bytes, uma Variant requisita, no mínimo, 16 bytes + 1 byte por caracter, ou seja, o dobro do maior valor requisitado dos outros tipos. Até mesmo um objeto de OLE requisita apenas 4bytes!

O uso de uma variável Variant sacrifica um pouco o desempenho do programa exatamente pela requisição mais acentuada da memória e pelo fato do consumo mínimo da estrutura (16 bytes para variants com números e 22 bytes mais o comprimento da string para variants com strings).

Seu uso quase que só é aprovado em funçoes onde você não tem como antecipar o tipo de variável que irá receber... Pode ver que várias declarações de APIs usão parâmetros Variant.

O uso de variants como variáveis globais ou estáticas deve ser evitado a todo custo e nem deve ser empregada em qualquer tipo de loop (o desperdício e a queda de desempenho seria multiplicado por cada passagem pela referência.)

O motivo disso tudo é que o tipo Variant tem que ter, internamente, todos os métodos e tratamentos dos outros tipos de dados. Veja que as conversões são feitas automaticamente.

Também tem o detalhe de este tipo de variável não faz validação de nenhum tipo. Por exemplo, se você colocar numa variável Variant uma data e concatenar (somar) uma string ela aceita sem dar NENHUM tipo de erro.

A única vantagem das variáveis tipo Variant é que elas pode conter valores especiais, como Null, Error e Empty.
 


CyberWEB Network Ltda.    © Copyright 2000-2021   -   Todos os direitos reservados.
Powered by HostingZone - A melhor hospedagem para seu site
Topo da página