USUÁRIO:      SENHA:        SALVAR LOGIN ?    Adicione o VBWEB na sua lista de favoritos   Fale conosco 

 

  Dicas

  Visual Basic    (Banco de Dados)

Título da Dica:  ADO - Bloqueio de páginas ou bloqueio de registros?
Postada em 24/8/2003 por Ð@®l@n            
Acho que a esta altura você já deve estar escolado sobre como funciona o bloqueio de registros com DAO . Criando um aplicação Multiusuário com ADO.  Neste dica apenas vamos por os pingos nos is...

Para fazer sua aplicação Visual Basic com acesso a banco de dados via DAO ou ADO funcionar em um ambiente multiusuário é só compartilhar o banco de dados. Até aqui tudo bem...

O grande problema e a grande maioria das dúvidas ocorrem com relação  a que atitude tomar quando dois usuários acessam o mesmo registro para fazer alterações , ou um o que fazer quando um usuário tentar acessar um registro que acabou de se excluído ?  Tudo bem você deve travar o registro/página , mas como a ADO funciona neste quesito e o que ela trouxe de novo ???

Ao utilizar a DAO , todos já devem saber , o travamento era feito exclusivamente por páginas , i.e, você não conseguia travar um registro , trava uma página inteira com um determinado número de registros.

Com o advento da ADO e a partir da versão 4.0 do Jet Engine do Access você pode travar um registro do banco de dados. Traçamos assim a hierarquia do travamento :

Travamento do Banco dados
Travamento da tabela
Travamento de registros
"Mas o que eu devo fazer para que ao abrir um banco de dados com ADO o travamento de registros seja habilitado ?" . Boa Pergunta ! A resposta é - "Absolutamente Nada !".

Isto mesmo , você não precisa fazer nada , pois o este é o estado padrão para um banco de dados Access aberto via ADO. Você pode explicitar isto usando o parâmetro : Database Locking Mode = 1. Assim:

conexao = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=" & SeuArquivo & ";Jet OLEDB;Database Locking Mode=1  

O travamento por página ainda é utilizado quando você executa comandos SQL para Excluir ( Delete ) , Atualizar ( Update ) dentre outros e para atualizações em campos do tipo MEMORANDO e em campos INDEXADOS.

No demais para tratar os conflitos de acesso simultâneo aos registros da tabela você apenas deve escrever uma rotina para travar o registro e verificar se ocorre um erro ; se o erro ocorrer você deve interceptá-lo e responder conforme o tipo de erro.

Até mais...

fonte:www.macoratti.net
 


CyberWEB Network Ltda.    © Copyright 2000-2021   -   Todos os direitos reservados.
Powered by HostingZone - A melhor hospedagem para seu site
Topo da página